Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
SÃO JOÃO DO PARAÍSO, Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Ter
17/09
31 °C
13 °C
Índice UV
12.0
Quar
18/09
32 °C
14 °C
Índice UV
12.0
Quin
19/09
35 °C
13 °C
Índice UV
12.0
Sext
20/09
35 °C
18 °C
Índice UV
12.0
Buscar

HistoriaHISTÓRIA DE SÃO JOÃO DO PARAÍSO

Dados Histórico

São João do Paraíso é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 23.417 habitantes, segundo o IBGE. Está localizado ao norte de Minas Gerais, na mesorregião de Montes Claros e micro-região de Salinas, na divisa com o estado da Bahia. Compõe com outros municípios o Alto Rio Pardo.

Cidade pequena, limpa e organizada, é considerada a terra do doce de marmelo e maior exportadora do óleo de eucalipto, matéria prima que é utilizada na produção de diversos produtos industrializados. Também possui uma forte produção de carvão vegetal que se destina as usinas siderúrgicas localizadas na região de Sete Lagoas e Belo Horizonte. São João como é chamada por seus moradores é reconhecida por ser uma cidade hospitaleira, terra de gente boa, que com o seu jeito mineiro simples de ser, acolhe de braços abertos todos os seus visitantes e pessoas que a escolhem para morar.

O município preserva e valoriza suas tradições culturais, como o seu rico artesanato, folia de reis, festas juninas onde acontecem levantamento de bandeiras em homenagens a santos, comemorações e apresentações de danças tradicionais. A festa de aniversário da cidade comemorada no dia 1º de janeiro é sempre aguardada com ansiedade por seus moradores e por todos os seus visitantes. O município de São João do Paraíso é ligado por rodovia asfaltada ao município de Taiobeiras (70 km), Ninheira(30 Km) e por rodovia em leito natural aos municípios de Vargem Grande do Rio Pardo ( 30 km) e Cordeiros localizada no estado da Bahia (45km).

A região onde hoje está localizado o município era habitada pelos índios tapuias, até que o Conde da Ponte recebeu da Coroa as terras que iam até a fronteira da Bahia, abrangendo boa parte da bacia do rio Pardo. Suas terras continham todo o território do atual município. No começo do séc. XVIII, a propriedade do Conde da Ponte estava arrendada na forma de fazendas. Em 1833, é criado o distrito de São João da Raposa, assim chamado devido à abundância de raposas na região, ligado ao município de Rio Pardo.

Em 1888, por iniciativa de Raimundo Meireles, descendente de um dos primeiros povoadores, foi doado um terreno para a construção da capela de Nossa Senhora da Saúde, às margens do rio São João. Com a sêca de 1890, as terras férteis da região atraíram muitos retirantes, e o arraial ganhou forte impulso, tornando-se importante centro comercial e passando a ser conhecido como São João do Paraíso. Torna-se município em 1943, sendo seu primeiro prefeito Dr. Osório Adrião da Rocha.

São João do Paraíso

Praça Artur Trancoso, 08, Centro
São João do Paraíso
Minas Gerais

Website Gerenciado por Paraíso Online
Tecnologia King Page - Fábrica de Software
c